Nobel de Economia vai para poder de regulação do mercado

A Academia Real de Ciências da Suécia atribuiu o Prêmio Nobel de Economia ao francês Jean Tirole, da Universidade de Toulouse, por sua “análise do poder de mercado e regulação”, de acordo com comunicado disponível no site da instituição.

Tirole receberá um prêmio de 8 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,1 milhão. O prêmio de economia foi estabelecido em 1968 pelo Banco Central da Suécia e é formalmente conhecido como “Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas, em memória a Alfred Nobel”.

Segundo o comunicado, “Jean Tirole é um dos mais influentes economistas de nosso tempo”, tendo feito “importantes contribuições à pesquisa teórica em uma variedade de áreas”. Mas acima de tudo, aponta a academia sueca, Tirole tem contribuído para “esclarecer como entender e regular setores” dominados por um “pequeno número de empresas poderosas”.

Sem regulamentação, “tais mercados produzem consequências sociais indesejáveis – preços mais altos do que os motivados por custos ou empresas improdutivas, que sobrevivem ao bloquear a entrada de outras, novas e mais produtivas”.

Segundo a academia sueca, os estudos de Tirole contribuíram para lançar luz sobre questões centrais da formulação de políticas, como a forma pela qual os governos devem lidar com fusões e cartéis ou regulamentar monopólios.

Leia mais em: http://www.valor.com.br