Paris apóia startups e empreendedorismo

Começa nesta quarta-feira (4), o salão “Osons la France, tous visionnaires” (em tradução livre: “Vamos apostar na França, todos visionários”). Em tempos de crise econômica e desemprego acima dos 10%, o objetivo é estimular uma França que ousa, que inova e que cria os empregos de amanhã, como explica a organização do evento. Cerca de 40 mil pessoas são esperadas nos próximos quatro dias no histórico espaço do Grand Palais.

O vice-presidente do evento, Xavier Portet, doutor em biologia de síntese e diretor de uma startup francesa de biotecnologia, explica que o Salão é uma iniciativa que dá destaque à economia e à inovação francesa e seus protagonistas.

Durante quatro dias, numa área do Museu do Grand Palais, esses atores da inovação e da economia vão se reunir. “Vamos ter grandes grupos, representantes políticos, empresários, pesquisadores, estudantes e pequenas start ups”, diz Portet.

Todos os setores estarão presentes, com inovações tecnológicas ou não. Um leque de temas serãoa bordados como big data, exploração do fundo submarino, moda, imprensa, nova mídia, alimentação e economia colaborativa. “Estamos convencidos de que é preciso inspirar as pessoas, os franceses, mostrar a eles que há muita coisa interessante se passando na França. Por isso queremos mostrar e falar de casos de sucesso, de jovens e menos jovens, de startups ou de grandes grupos. Queremos mostrar aos que estão desanimados com a situação atual que a França dispõe de todos os ingredientes para ter sucesso, observa o organizador.

Cúpula da Economia

No quadro do evento vai acontecer a I Cúpula da Economia, que será aberta pelo ministro da Economia francês, Emmanuel Macron. Em torno do tema “Política e Empresariado, o mesmo combate”, figuras políticas e presidentes de empresas vão debater temas que são tabus para o setor como, por exemplo, os bloqueios ideológicos dos franceses.

Paralelamente, o Salão também tem uma parte dedicada a uma vitrine de novos empreendedores, chamada “Os 200 bâtisseurs”, “Os 200 construtores”, cujo objetivo é dar destaque aos jovens criadores e às inovações, mostrar o que estão fazendo os construtores da França de amanhã, seja por meio de startups ou projetos de pesquisas ou associações.

Há quatro meses foi feita uma chamada pública para inovadores franceses ou estrangeiros que vivem no país para apresentarem seus projetos. Foram selecionadas 150 start ups que, durante quatro dias, vão expor seus projetos. Entre essas start ups, 60 delas vão poder fazer um “pitch” durante dez minutos, para falar das características de suas propostas.

“Vamos apostar na França, todos visionários”, acontece no Grand Palais, de Paris, de 4 a 7 de dezembro.


Comentários

Deixe um comentário