Academia de CrossFit cresce com apoio do Fomento

A empresa Crossfit Widia, instalada no bairro Parolin, em Curitiba, nasceu de um sonho dos empreendedores Jeferson e Rafael Ramos, pai e filho. Rafael, que é atleta desde a adolescência e cursou Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sentia-se realizado como personal trainer e participava de competições de levantamento de peso, mas começou a pensar no futuro e procurar uma perspectiva melhor.

“Fui campeão brasileiro, sul-americano e pan-americano da modalidade. Em paralelo dava aulas nas academias, pois como atleta a grana não dava”, lembra o rapaz. Nessa época, decidiu largar tudo, juntou as economias, vendeu o carro e foi para os Estados Unidos, por seis meses. Em busca de conhecimento, Rafael aproveitou para estudar o CrossFit, uma modalidade esportiva nova para o cuidado com o corpo e a saúde. Este foi o início da Widia (em alemão significa metal duro como diamante, capaz de lapidar qualquer material duro).

SONHO REALIZADO – Ao voltar ao Brasil, Rafael recebeu propostas para trabalhar em outros “boxes” (como são chamadas as academias específicas de CrossFit), mas estava decidido a abrir um negócio próprio. Começou dando aulas em uma praça de Curitiba, para estudar o mercado, e descobriu que havia potencial. “Estávamos com 130 alunos pagando para ter aula na praça”, lembra ele.

Por isso, insistiu com o pai na criação de uma academia que abordasse a modalidade, mas com diferenciais: foco na saúde, excelência e precisão nos movimentos. “Era um sonho do meu filho. E a família toda acabou se engajando”, conta Jeferson Ramos.

AVANÇO RÁPIDO – Menos de um ano depois, a academia já contava com 180 alunos. “Tínhamos medo de não dar conta da demanda”, lembra Jeferson, que sabia da necessidade de aumentar o barracão do box de CrossFit, mas não tinha dinheiro suficiente em caixa.

Foi aí que conheceram a Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado, que atua no financiamento de empreendedores de micro, pequeno e médio porte em todo o Paraná, com recursos próprios e também repasses de instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Procuramos a Fomento Paraná em busca de recursos para financiar as ampliações necessárias para comportar o fluxo de pessoas”, explica Jeferson.

Com o dinheiro eles construíram dois vestiários, uma nova sala para prática de CrossFit e um mezanino com salas para atendimento. Nas novas salas, um médico ortopedista, um fisioterapeuta, um nutricionista e um massoterapeuta se revezam no atendimento a alunos e clientes da academia. “O financiamento da Fomento Paraná foi fundamental nesse processo”, afirma Rafael.

http://www.fomento.pr.gov.br

AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO PERMITIU A CRIAÇÃO DE MAIS EMPREGOS
Depois de reformar e ampliar o espaço da Crossfit Widia, o local passou a ser ainda mais procurado pela clientela. “Hoje temos 280 alunos. A crise não chegou aqui. Hoje somos a maior box de CrossFit do sul do Brasil”, comemora Jeferson Ramos.

Com o aumento do espaço e da procura pelos clientes, foi necessário contratar mais pessoas. “De imediato, foram contratados cinco novos profissionais”, conta o empresário.

Um dos novos contratados é o educador físico Daniel da Rosa de Moraes, que comemora a chance de trabalhar com a modalidade. “Eu questionava os métodos de musculação e, aqui na Widia, ajudo os alunos a trabalhar em todas as capacidades físicas. É um treinamento funcional com conteúdo”, comenta Moraes.

Com capacidade para atender até 350 pessoas, os empreendedores já planejam os próximos passos. E o apoio da Fomento Paraná já está nos planos. “Pensamos um passo de cada vez, mas assim que formos ampliar ou abrir uma filial, com certeza buscaremos o crédito na Fomento”, finaliza Jeferson.

CROSSFIT – É um sistema de treinamento de força e condicionamento físico, que utiliza movimentos funcionais, constantemente variados e em alta intensidade. Segundo Rafael Ramos, é uma atividade completa. “Trabalha força, resistência, agilidade, precisão, equilíbrio, potência, tudo de forma intensa e com movimentos funcionais, que são usados no dia-a-dia”, afirma.

WIDIA – A academia de Jeferson e Rafael tem por objetivo promover saúde e qualidade de vida para pessoas comuns, de todas as idades, altura e peso. Atende com horas marcadas e em grupos de, no máximo, 25 pessoas. Também oferece treinamento da modalidade in company para empresas.

FOMENTO – Desde 2011, a instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Paraná já contratou mais de 670 milhões de reais em financiamentos para apoiar empreendedores de micro, pequeno e médio porte em todas as regiões do estado. São mais de 16.200 contratos firmados com empresas do Paraná.


Comentários

One response to “Academia de CrossFit cresce com apoio do Fomento”

  1. Que legal, adorei ! Beijos Maite
    https://maiteaissa.com/

Deixe um comentário