
RIO – O projeto Franquias, do BNDES, foi lançado em junho e ainda tem pouca aderência no setor. Até o momento, três marcas — Casa do Construtor, China In Box e Sobrancelhas Design — estão credenciadas no Portal do Cartão BNDES e se encontram em fase de tracionamento de negócios (emissão de cartões, sustentação do esforço de negócios entre fabricantes e franqueados).
Outras cinco marcas estão em estágio bastante avançado para iniciar as operações com o cartão: Depyl Action, Help Home, Gou Odonto, Yogg’s e Rock and Ribs. O volume de transações realizadas com essas empresas ainda é baixo. Desde maio, quando o primeiro franqueador entrou no portal, foram desembolsados apenas R$ 4,85 mil.
– Estamos em tratativas com 16 redes e esperamos observar desembolsos fortes a partir de dezembro de 2019 – explica Ricardo Albano Rodrigues, chefe de Departamento de Plataformas Digitais do BNDES.
Segundo ele, novas formas de apoio pelo cartão vão entrar em vigor brevemente: financiamento dos Serviços de Turnkey, útil para reforma e construção de lojas, e locação de máquinas e equipamentos voltados a diversos setores produtivos, cuja projeção de mercado no Brasil pode alcançar R$ 60 bilhões ao ano.
Deixe um comentário